O governador Jaques Wagner confirmou nesta quarta-feira (11) que a Bahia não fará parte do horário de verão que começa no último trimestre de 2013.
A afirmação foi feita durante a coletiva em que o governo anunciou novos voos internacionais para o estado.
A decisão acompanha a do ano passado, quando o estado também ficou de fora, depois de uma polêmica - Wagner chegou a anunciar a adesão da Bahia ao horário, mas por conta da pressão voltou atrás e mudou de ideia. "Apesar de ser favorável ao horário de verão, resolvi revogar a minha decisão", anunciou Wagner.
"Eu sou governador, não sou o dono da Bahia, e não posso ficar brigando com a população inteira. O estado não vai ter prejuízo, porque todo mundo sabe que a economia de energia é pequena na Bahia", afirmou o governador na época.
A Bahia aderiu ao horário no governo João Durval em 1985 e só deixou de participar em 2003, quando o então governador Paulo Souto (DEM) realizou uma pesquisa que revelou que 57% da população era contra adiantar o relógio.
O estado ficou de fora do horário por oito anos, mas em 2011, Wagner realizou outra pesquisa e anunciou que o estado iria voltar a aderir.
A decisão provocou a ira dos sindicatos de trabalhadores, que o acusaram de não se importar com as pessoas que acordam cedo para trabalhar e teriam que enfrentar a falta de claridade nas ruas.
O horário de verão começa em 20 de outubro deste ano.