Lagoa Grande, emancipou-se no dia 16 de junho de 1995 do município de Santa Maria da Boa Vista. Teve como primeiro prefeito Jorge Roberto Garziera.
Por se desenvolver com um grande potencial econômico, se destaca pela irrigação do Rio São Francisco e tem como atividades principais caprinocultura, ovinocultura a fruticultura, (especialmente uvas), sendo a principal fonte de renda;além da vinicultura. Suas uvas e vinhos são exportados para vários países, onde já ganharam vários prêmios.
Localizada no sertão nordestino, se destaca pelo seu crescimento em tão pouco tempo, terra em que o sol brilha forte e o céu está sempre azul, sertaneja é a sua gente, gente simples e humilde que tem fé e trabalha por Lagoa Grande.
Com uma grande produção de uvas e vinhos, houve a ideia de divulgá-la para que o restante do Brasil e até mesmo outros países passassem a conhecê-la melhor. Assim surgiu a VINHUVA FEST, que ocorre na cidade a cada dois anos. Com edições em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007 e em 2009 esteve em sua 6ª edição. É através dessa festa que os interessados em uvas e vinhos têm a chance de conhecer mais de perto os produtos desse município, além de firmar negócios e parcerias, promovendo maiores ganhos para a economia do município.
A exemplo das vinícolas:
Lagoa Grande: Vitivinícola do Vale do São Francisco Ltda. (Vinho Botticelli)
Lagoa Grande: Vitivinícola Lagoa Grande Ltda (Vinhos Garziera)
Lagoa Grande: Vitivinícola Santa Maria S/A : Vinhos Adega do Vale/Rio Sol
Lagoa Grande: Fazenda Planaltino: VINIBRASIL
Sendo que mais uma Vinícola poderá se instalar no município, só que fica uma pergunta no ar, será que uma cidade com uma gestores desastrosa e que andando em marcha ré poderá atrair investimentos para o município onde possa gerar emprego e renda? O cancelamento da VINHUVA FEST põem Lagoa Grande na contramão do desenvolvimento mais não poderíamos esperar coisa boa de algo que começa errado assim como o PROPOSTA DE GOVERNO se sucumbiu a VINHUVA FEST também foi na mesma balada e segue os desastres dessa gestão com Festa do Tomate e do Vaqueiro em Jutaí.
Pontos do Programa de Governo esquecido no tempo:
Criar o programa "Bolsa Lagoa Grande" para atender às pessoas em situação de vulnerabilidade;
Implantar programas complementares, como microcréditos, capacitação profissional, cooperativismos e ações de educação, cultura, esportes e lazer, para as famílias em situação de vulnerabilidade social;
Criação de agência municipal de meio ambiente;
Implantação do PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO - Criou só para família e correligionários;
Reaparelhamento do hospital e capacitação de pessoal para atendimento humanizado dos pacientes, com aquisição de equipamentos e remédios essenciais, e a oferta de alimentação de qualidade - Não funciona e não tem nada de humano no atendimento aos pacientes e acompanhante. (Diário Popular)