Nesta sexta-feira (13), comemora-se o Dia Nacional do Forró. A data, instituída por lei em setembro de 2005, homenageia o dia de nascimento do músico Luiz Gonzaga, um dos principais nomes do gênero, que completaria 101 anos em 2013. Festejos por todo o Brasil reunirão fãs do ritmo musical.
Luiz Gonzaga nasceu no final de 1912, no município de Exu, em Pernambuco. A data coincidia com o Dia de Santa Luzia, o que levou seus pais a batizarem-no com o nome de Luiz. A carreira do "Rei do Baião" foi bem sucedida e começou cedo, aos oito anos de idade, quando o jovem músico substituiu um sanfoneiro em uma festa tradicional na fazenda Caiçara.
Gonzaga se consagrou como ícone da música brasileira e morreu em 1989, deixando um grande legado de composições. A canção Asa Branca, feita em parceria com Humberto Teixeira, é uma das mais conhecidas e se tornou um clássico.
Na cidade natal do aniversariante, o musical Gonzagão - A Lenda será apresentado em praça pública, gratuitamente. O espetáculo do pernambucano João Falcão já passou por São Paulo e Rio de Janeiro. Em Brasília, a celebração acontecerá na Rodoviária do Plano Piloto, com homenagem a Dominguinhos, que morreu em julho, aos 72 anos, em decorrência de um câncer no pulmão.
Ainda na capital federal, a banda Rastapé comandará uma festa de forró no Setor de Clubes Sul. Mais tarde, no mesmo local, Nivaldo do Acordeon também fará tributo ao herdeiro musical de Luiz Gonzaga. A programação em Salvador se concentrará no Pelourinho, ao som de forró tradicional e forró eletrônico. No Rio, além da festa, o Forró do Ponto e a UEE-RJ promovem oficinas multiculturais.