Aconteceu entre os dias 4 (sábado) e 5 (domingo) de Janeiro, o primeiro Encontro da Juventude Indígena de Pernambuco, na comunidade Pankara, sediada na cidade de Itacuruba-PE.
O pedagogo e coordenador regional do fórum de culturas populares do sertão do São Francisco, Tiago Carvalho, levou ao encontro a proposta de realizar uma feira de artes dos povos originais do território brasileiro, juntamente ao Bloco Amigos dos Artistas e a ideia foi bem recebida.
Para Tiago, a troca de experiências foi o maior trunfo de sua ida à comunidade indígena: "De início, a abertura do evento me surpreendeu! Com rituais, expuseram a perspectiva de vida da juventude local e sua forma de organização, que possibilita a sustentabilidade social, cultural e ambiental. A gana desses jovens por transformação e união entre povos indígenas é também estarrecedora. É de se admirar a força da juventude!"
O próximo encontro acontecerá entre os dias 5 e 6 de abril e deve ser sediado pela comunidade Truka, no município de Cabrobó-PE, onde serão realizados os encaminhamentos para a efetivação do projeto da feira de artes indígenas.