Ofuscada pela celeuma irresponsável sobre a (quase) continuidade por mais dois anos de produção de modelos sem airbags e ABS de série, uma ótima notícia passou praticamente despercebida. Desde 1º de janeiro último, toda a gasolina comercializada no Brasil terá teor de enxofre de apenas 50 ppm (partes por milhão), a chamada gasolina S-50.
Antes a especificação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) era de absurdas 800 ppm, embora a Petrobrás já viesse reduzindo bastante essa carga ao longo dos anos. Ajudou a mistura com etanol que tem zero de enxofre.
Os benefícios atingem motores futuros, com tecnologias avançadas (por exemplo, diminui consumo em conjuntos com injeção direta estratificada) e os atuais. Nestes haverá redução de depósitos e contaminação do óleo, diminuição de poluentes, além de menor teor de aromáticos e olefínicos.
Por fim, a gasolina S-50 é menos sujeita à oxidação e à consequente formação de goma e seus depósitos indesejáveis. Oxidação, fenômeno natural de envelhecimento do combustível, pode ser retardada em no mínimo três vezes -- de três meses para nove meses ou mais.
Desentendimento inacreditável entre ANP e Petrobras adiou por 18 meses, até julho de 2015, a aditivação obrigatória de toda a nova gasolina, hoje opcional. A Agência quer adição feita nas refinarias (monopólio da estatal) e a empresa desejava empurrar para as distribuidoras. Como a regulamentação é de 2009, dá para ver mais uma vez como o governo federal administra mal suas próprias decisões.
GASOLINA
MELHOR ALIVIA BOLSO
Graças a essa gasolina de maior qualidade, as operações (desnecessárias na
maioria das vezes) de limpeza de válvulas injetoras e corpo de borboleta
perderão o sentido. Era hora também de pelo menos
dois fabricantes, Ford e Volkswagen, cancelarem a discutível troca de óleo do
motor a cada seis meses. Trata-se de desperdício financeiro para os
motoristas, com reflexos ambientais.
Assim, o combustível fóssil se alinha às melhores especificações mundiais, embora alguns países já ofereçam a S-10 -- 10 ppm de enxofre (no Brasil só a gasolina Podium, da Petrobras).