O ex-jogador Thomas Hitzlsperger, que tem passagem marcante pela seleção alemã, anunciou nesta quarta-feira que é homossexual. O volante jogou 52 vezes pela Alemanha e marcou seis gols, tendo representado seu país na Copa das Confederações de 2005, na Copa do Mundo de 2006 e na Eurocopa de 2008.
De acordo com Hitzlsperger, de 31 anos, campeão alemão pelo Stuttgart em 2007, com passagens pelo futebol inglês (Aston Villa, West Ham e Everton), sua intenção é levar para frente a discussão da homossexualidade dentro do esporte.
- A homossexualidade não é um assunto sério para discussão na Inglaterra, Alemanha ou Itália - ao menos não dentro do vestiário - comentou o ex-jogador.
- Estou expressando a minha orientação sexual porque quero promover o debate sobre a homossexualidadae entre os atletas profissionais. Nunca tive vergonha de ser do jeito que sou.
Hitzlsperger disse que agora era o momento ideal para abordara o tema. Tem quatro meses que o jogador se aposentou. O alemão disse que este é um tema "ignorado". Ele é o primeiro atleta do país a assumir que é gay.
O ex-jogador reconheceu que foi difícil de lidar com seus companheiros de clube.
- Pensem nisso. Havia 20 homens jovens sentados em uma mesa conversando. A maioria das coisas que se diz, as piadas mais ou menos engraçadas e o absurdo sobre os homossexuais não me insultavam.
Colega de Hitzlsperger na seleção alemã, o atacante Lukas Podolski apoiou a decisão do antigo companheiro de time.
- Uma decisão valente e correta. Meu respeito a Thomas Hitzlsperger. Sua declaração é um importante reflexo desta época - disse o atacante, por meio de sua conta no Twitter.