Uma empresa de cigarro terá que indeniza em R$ 100 mil uma cliente de 52 anos que desenvolveu uma doença rara por causa do consumo de cigarros e, devido ao problema, teve que amputar oito dedos. A decisão é do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e o processo corre desde 2001.
A Souza Cruz afirmou que vai recorrer da decisão. Laudos que foram anexados à ação mostram que a mulher desenvolveu tromboangeíte obliterante - uma síndrome que provoca o entupimento de veias e artérias em fumantes.
A doença é progressiva e causa a necrose em pontas de membros do corpo humano. Em entrevista ao G1 Distrito Federal, o advogado da vítima, Leonardo Roriz afirma que ela teve dificuldades para deixar o vício de lado e no início da disputa judicial ainda pedia ajuda da Souza Cruz para custear os tratamentos de desintoxicação.
Na época, o auxílio foi negado, período em que ela fumava três maços de cigarro por dia. Ainda de acordo Roriz, a mulher toma medicação diariamente e, quando entra em crise, precisa receber cerca de 90 injeções ao longo de 30 dias.
Para o juiz da 4ª Vara Cível de Taguatinga, José Roberto Moraes Marques, não há dúvidas de que existe relação entre o consumo de cigarros e os problemas de saúde desenvolvidos pela mulher. O caso tornou-se segredo de Justiça no site do tribunal.Ao G1 Brasília, a Souza Cruz disse que já foram proferidas mais de 500 sentenças que rejeitaram ações semelhantes.